quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Não é mentira

Até que provem que é mentira isso que eu estou dizendo é verdade.

Porque mentimos? Somos ensinados a mentir. Quando crianças mentimos para nos isentarmos da culpa, quando jovem mentimos para chamar a atenção e quando adultos mentimos para isentarmos da culpa, para chamar a atenção e para manter o casamento, namoro, etc. São as chamadas, mentiras saudáveis. As mentiras que não faz mal pra ninguém, as que não contem glúten, nem gordura trans. Precisamos de um "pequeno" numero de mentira diária, porque não conseguiríamos viver só de verdades. Para se manter um bom relacionamento é preciso que exista uma dose de mentira, eu arrisco dizer que sem a mentira não existiria relacionamentos. Sua mulher chega pra você na TPM e pergunta, “amor eu to gorda”, você fala, “sim”, ela não vai acreditar que você ta falando isso, vai querer uma explicação o do porque você acha que ela está gorda, se você tem outra mais magra, porque você está com ela ainda, etc. ou você conta uma mentira saudável, fala “não” e mantém seu relacionamento. A maior desculpa pra usarmos a mentira no dia-dia, é usando-a como desculpa pra não magoar alguém.

Sofremos com a inversão de papeis, quem era pra ser o mocinho (a verdade) é o vilão e o vilão (a mentira) é o mocinho. “Eu não quero mais assunto com fulano, porque ele me falou umas verdades”. “Alguém precisava lhe falar umas verdades mesmo”. “A verdade dói”. A verdade é uma arma branca, por isso o termo eu vou brigar com a verdade. Brigar usando a verdade é uma covardia, jogar com a verdade é pegar pesado. Bate nele, xinga ele, mais não use a verdade, ao não ser que a verdade que você esteja falando for mentira.

Segundo uma pesquisa nós mentimos em média 200 vezes por dia, uma vez a cada 5 minutos, ou seja, isso que eu acabei de dizer pode ser uma mentira. E falando sério, eu já te disse alguma mentira que faltou a verdade?

3 comentários:

  1. Pois é... Só que eu me prendo num ponto específico do ato de mentir, tipo o que você citou no texto, como as pessoas usam da mentira pra fazer com que o outro se sinta bem, lembrada, valorizada, importante... Iludir, seria a palavra certa, e isso não é nada legal.
    Parabéns pelo post, viu?! Muito bom!
    xD

    PS: Sinceramente, muito bom!:D

    ResponderExcluir
  2. odeio mentiras... mas faz parte da sobrevivência humana... eu lendo 2010 pq a desgraça não posta mais nada na madrugada pra eu ler.. ai q ódio... ainda bem é bom... mas daqui a pouco vou ler tudo... vai ter q ter mais um livro... foda-se...

    ResponderExcluir