quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Rebobine, por favor


Dias atrás eu fui um tanto quanto saudosista e aluguei um filme. Sim, eu fui lá, falei meu código, paguei pelo filme e levei. Todo mundo da minha casa, se espantou quando eu entrei com a sacola com filmes. Vieram logo perguntando onde eu tinha comprado, ‘foi três por dez?’, ‘porque não me falou que queria eu sei de um cara que vende uns bons e caso esteja riscado ele troca’, se assustaram quando eu falei que tinha locado. O mais novo até perguntou ‘mas vai tem que devolver?’.
Hoje em dia ninguém mais vai a locadora, temos ela ao nosso alcance na internet, temos locadoras virtuais, o youtube, podemos baixar filmes o filme que quisermos, filmes que ainda nem saíram no cinema, já ouvi dizer que da pra baixar até filmes que ainda não foram feitos. Como o caso do ambulante que estava vendendo o “Avatar 2”.
Mas nada substitui a sensação de ir na locadora. Passar horas e horas pra escolher cinco filmes. Quem tem irmãos sabe como é difícil decidir quais filmes levar. Sempre dava discussão pra ver quem ia escolher mais. E as vezes nem assistíamos. Devolvia sem ter nem tirado da caixinha.
Alugar filmes era coisa séria, atraso gerava multa, você estava longe de casa, então dava um estalo na sua cabeça: “caramba, esqueci de devolver os filmes”. Colocar na caixinha errada, gerava multa, extravio gerava multa e não rebobinar também além de ser considerado quase um crime. Dizem que tentaram aprovar a lei da pena de morte pra quem esquecesse de rebobinar a fita, mas o juiz que estava decidindo sempre esquecia, então achou melhor não aprovar. Então você só levava a multa e um esporro na frente dos outros clientes, mesmo.
Hoje em dia não temos mais que ter essas preocupações, já que não alugamos mais filmes. Daqui uns anos quando as locadoras estiverem extintas e você contar para o seu filho sobre elas, ele vai dar risada da sua cara e falar: “o que? Você tinha que ter mais de 18 anos para ver pornografia e além de tudo tinha que entrar numa cabine separada de todo mundo?”.
Você vai lembrar com saudades, da época em que a sua maior responsabilidade era não esquecer de rebobinar o filme antes de entregar.

Ps:. A dona da locadora ficou tão feliz em ver um cliente que até esqueceu de cobrar.
Ps2:. Ela cobrou na devolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário