quinta-feira, 22 de março de 2012

Caixa de fotos

Todo mundo tem em casa em cima de um dos guarda-roupas, uma caixa com fotos antigas. Essa caixa é o que faz você manter aquela bagunça toda lá em cima. A verdade é que no futuro ninguém mais vai ter motivo pra ter bagunça em cima do guarda roupas, já que não vão mais precisar guardar as fotos dentro de uma caixa, basta um pen drive e está tudo resolvido. No maximo terão uma gaveta bagunçada.
Mas ver fotos no computador, não tem a mesma emoção. Por que é impressionante o poder que as caixas, com fotos antigas, tem de fazer você parar de fazer o que quer que esteja fazendo pra mexer nelas. Num segundo você está disposto a arrumar a bagunça, que está prometendo a muito tempo tirar de cima do guarda roupas. No outro está sentado no chão, com fotos espalhadas para tudo quanto é lado, dando risada do penteado do seu pai.
Infelizmente isso é uma coisa que aos poucos as próximas gerações não vão fazer, por que hoje em dia ninguém mais revela fotos, só se preocupam em tirar, tirar e tirar fotos, aos milhares, já que podem voltar até que fique boa. Antigamente não, você tinha um numero certo de fotos que poderia tirar, que variava entre 12, 24 ou até 36 vezes, então cada foto era única. E o que era melhor, ninguém poderia reclamar que piscou, ou que não tava pronto, já que só descobririam se aconteceu isso, depois que elas fossem reveladas. Cada foto tirada era um ‘me avisa quando revelar pra eu ver!’.
E é curioso que em muitas das fotos tem umas pessoas que você nunca viu na vida, você fica olhando pensando ‘quem é esse bigodudo’, pergunta pra sua mãe, pros irmãos, vizinhos, e quase sempre ninguém sabe. Para evitar situações como essa, foi criada a placa: proibida a entrada de estranhos.
Ao ver essas fotos, você nota como o tempo faz bem pras pessoas. Você se vê e não acredita que tinha coragem de sair de casa daquele jeito. “Que cabelo era aquele, rabinho, por que minha mãe me deixava usar rabinho? E as roupas eram tão bregas”. Talvez seja por isso que ainda guardamos essas fotos, pra um dia quando estivermos mal, com baixa auto estima, se achando feio, é só fuçar na caixa de sapato e ver como você já foi muito pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário