domingo, 17 de fevereiro de 2013

Uma hora a mais


Todo fim de ano nos é tirado uma hora, então quando estamos começando a nos acostumar com a perda, nos devolvem. Como aquela criança birrenta que o pai tira o brinquedo, por algum motivo, então quando a criança começa a esquecer, alguém devolve. Funciona mais ou menos assim o horário de verão.
Com o inicio do horário de verão adiantamos uma hora, os dias duram mais, as noites duram mais, o dia passa mais rápido. E a melhor coisa é, que você sai do trabalho ainda está claro, isso da a impressão que ainda vai dar para aproveitar o dia.
Em contrapartida com o termino voltamos o relógio uma hora, temos um dia mais longo, tudo bem que é o sábado, mas mesmo assim a uma revolta. Agora imagine como essa revolta seria maior, se o horário de verão terminasse na segunda-feira, ninguém aceitaria uma segunda com 25 horas. Acho que o termino do horário de verão é ruim, fica a sensação que o dia fica mais longo, você entra pra trabalhar está claro, você sai está noite. Então você começa a achar que não esta aproveitando a vida. Alias, trabalhar causa essa sensação. Mas trabalhar no horário convencional, só aumenta. Você não vê mais o sol, mesmo que o sol venha dando as caras ultimamente, você vai jogar a culpa no termino do horário de verão.
Acho que o certo deveria ser, 126 dias de horários convencional, e o resto do ano de horário de verão. Não ligamos para o nome “horário de verão”, sim para aquela horinha que faz toda diferença.
Ps:. Ponto positivo do termino do horário de verão: poder chegar atrasado e usar a desculpa de ter esquecido de mudar a hora. Mas essa desculpa só é valida até metade da primeira semana, depois disso soa ridícula. 
Ponto negativo: ter que aguentar os chatos falando, "é uma hora, mas é como se fosse duas".

- Chefe.
- Oi?
- Tava pensando, se eu não podia sair uma hora mais cedo.
- Por quê?
- Porque fim de semana terminou o horario de verão, então ganhamos mais uma hora, ou seja estou trabalhando uma hora a mais hoje.
- Não, terminou sábado. Já recuperou essa hora, teve o domingo inteiro para recuperar.
- Não consegui, eu fiquei fazendo os relatórios que o senhor mandou, alias, só consegui terminar porque trabalhei uma hora a mais. A hora que me foi tirada.
O chefe fica olhando para ele.
- Tudo bem, pode ir uma hora mais cedo.
- Obrigado chefe.
Vai saindo, com um sorriso no rosto.
- Opa, espera ai um pouquinho.
- Oi?
- Você esta me devendo uma hora.
- Estou?
- Está!
- Qual?
- Quando começou o horário de verão, você adiantou o relógio em uma hora.
- Sim, mas...
- Então, logo trabalhou uma hora a menos. Então estamos quites. Pode voltar ao trabalho e fazer o seu horário de expediente, normal.

2 comentários: