terça-feira, 19 de março de 2013

Isso é um assalto!

Quem nunca assaltado que levante as mãos. Isso é um assalto.
O assalto é basicamente constituído por: ladrão e vitima.
Ladrão é o cara que está com uma arma – seja ela de fogo, faca, ou nem arma apenas algo fazendo volume na blusa, que da a impressão que seja uma arma, já é o suficiente.
E a vitima, que no caso é você.  Ao não ser que você que esta lendo esse texto seja um ladrão, ai você se encaixa na primeira definição.
Fui assaltado duas vezes em três meses. Estou começando a me acostumar. Já decorei o passo a passo. Quando sou rendido, não estou rendido, sei o que acontecera na sequencia. Da próxima vez que for me dado voz de assalto, antes do ladrão começar a gritar as instruções do que devo fazer, eu já vou adiantando o que sei, para não demorar tanto.
Depois de ser assaltado você tenta se escorar em algo, e as pessoas sempre tentam te mostrar o lado bom, “veja bem, você foi assaltado, mas não aconteceu nada com você”. “São só bens materiais, logo você compra outro”. “Poderia ter sido pior”. “Acontece, todo mundo está sujeito a isso”. E realmente são verdades, mas que não vão mudar o fato de que você está sem o seu celular, sua carteira, seu relógio, etc. tudo. Tudo no caso pode não ser muito, mas na hora é tudo o que tinha.
Ser assaltado é um misto de raiva com frustração, raiva porque está sendo assaltado, estão levando algo que é seu, não era para estar acontecendo isso e frustração, idem. Você trabalha compra algo que tanto queria, então vem um cara desconhecido e toma de você. Isso frustra. Porque é uma versão adulta do que acontecia com você na escola, quando um valentão tomava algo que era seu. Só que no caso do assalto os brinquedos são mais caros e seu pai não vai te dar outro.

Dicas para como reagir num assalto:
·         Num assalto nunca demonstre medo. Ao não ser que você esteja com muito medo, ai nem o ladrão vai ligar, pode soltar a franga.
·         De tudo o que tem. Se não tiver nada peça desculpas, talvez o ladrão se solidarize com você e divida o que conseguiu no ultimo assalto.
·         Não faça movimentos bruscos, o ladrão não sabe o que significa brusco, mas ele pode ser muito brusco, com a arma.
·         Não tente enganar o bandido, ele não chegou nessa “profissão” sendo enganado.
·         Respire, isso não só quando estiver sendo assaltado, essa é uma dica para a vida.
·         Depois que ele for embora, se desespere, grite, peça ajuda e aumente a história, ninguém liga muito pra quem foi assaltado por um bandido sem arma.

Ps:. Na televisão os policiais falam para nunca reagir em um assalto, para eles é fácil falar, eles estão armados e um ladrão nunca vai roubar eles.

2 comentários:

  1. Ninguém liga mesmo é para quem foi furtado.2 vezes.

    ResponderExcluir
  2. Depois de ser assaltada 3 vezes, resolvi dar mais importância ao meu instinto. Era bem na época que estava tão cética em relação ao 'sobrenatural' (ou ao não explicado cientificamente) que parei de usar expressões como 'ai meu deus'. Soava hipócrita. Para filha e neta de cartomante, era um grande desafio. Com o tempo, e adquiridos novos pensares, resolvi confiar mais no que sentia (e não andar sozinha por uma rua escura com fones de ouvido altos - detalhe: pesando 47 quilos. Isso foi no primeiro assalto. Reagi, óbvio. Idiota né. Eram 3. Corri atrás por mais de meia quadra gritando. Haviam cortado minha mão, pegaram-me pelo pescoço e me derrubaram. Acho que tentaram falar, avisar, como o protocolo estabelece, mas a música estava muito alta. Sem dizer a meia surdez do ouvido esquerdo...enfim). O problema é que passou a beirar a paranoia... Mas tem funcionado nos últimos anos. Coincidentemente tbm havia engordado 20 quilos e não andava mais por ruas escuras sozinha e com fones altos. Mas isso foi o instinto. Certeza.

    ResponderExcluir