quarta-feira, 16 de março de 2011

Função? Soneca!

Em meio a tanta tecnologia, invenções que jamais imaginaríamos que existiria, existe uma em especial que me chama atenção, que nem é algo tão high-tech assim, que é a função soneca do celular.
Eis uma das maiores invenções do mundo moderno, o despertador com soneca. Os cinco, dez minutos de margem de erro que ele te da é uma das 7 maravilhas. Você tem que acordar as 7h00m da manhã, então coloca o celular pra despertar as 10 para as 7, pronto a magica está feita. Essa função te proporciona o prazer de falar, “Ah vou dormir mais 10 minutos”. Isso é tão bom, que eu tinha um amigo que tinha que acordar as 7h00m da manhã, colocava o relógio pra despertar as 4h00m, só pra poder ter o prazer de poder dizer que dormiria mais 3 horinhas.
Mas como diz o sábio tio Ben: Com grandes poderes, grandes responsabilidades. No calor do momento – ou das cobertas – você pode confundir os botões e dormir além do que queria, e aí meu amigo, não tem o que fazer. Como vai explicar para o chefe que perdeu a hora por culpa da bendita função soneca. Ninguém acredita. Experimenta falar que programou pra despertar em seguida, e não aconteceu. Todos se voltaram contra você. Da onde já se viu acusar essa função nobre.
Alias, tenho saudades de quando essa era uma função feita por nossos pais. Porque se você não se lembra, eles são os pioneiros nisso de te dar mais cinco minutinhos. Lembra? O relógio despertava (PIPIPIPÍ, PIPIPIPÍ, PIPIPIPÍ), você desligava e voltava a dormir. Cinco minutos depois sua mãe (ou pai), vinha chamar sua atenção. Você levantava a cabeça, resmungava alguma coisa e voltava a dormir. Mais cinco minutos e a mesma coisa. A terceira chamada nunca era tão amistosa. E é isso que diferencia a função soneca do celular, da função soneca feita pelos pais.
É como dizem a tecnologia nunca vai substituir o homem, muito menos um pai ou uma mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário