terça-feira, 29 de março de 2011

Parabéns Curitiba

Hoje é aniversário da cidade sorriso, a cidade que acolhe todos sempre com simpatia e amor... Ah e é aniversário de Curitiba também!
Curitiba sempre me acolheu – não posso falar o mesmo dos curitibanos – apesar de morado boa parte da minha infância em São Paulo, moro a muito tempo aqui. E tudo que tenho eu devo a Curitiba mais não se preocupe que eu vou pagar.
Falasse muito do jeito Curitibano. Fechado, anti-social, na dele, etc. Mas é algo que vem a gerações, aliás se Deus é Brasileiro ele nasceu em Curitiba. Prova disso é que ele também não fala com estranho, não responde o que perguntamos, não da informação. Falam muito, e a maioria que espalha isso, são os próprios curitibanos. É o famoso eu posso falar, você não! Só que não funciona assim em outras regiões, você não vê um cara do Rio de Janeiro falando nossa como o Carioca é ladrão. Não vê um do Rio Grande do Sul falando, nossa como o Gaúcho é viado. Não vê um cara do Acre dizendo, nossa... Cadê todo mundo?
É o jeito Curitibano, quer mais uma prova? Hoje é dia de festa? Sim. Só por isso você não precisa trabalhar? Nada de feriado. Hoje também é aniversário de Salvador e eles estão comemorando desde que Dom Pedro Álvares Cabral pisou lá pela primeira vez. Só param de comemorar o aniversário durante o Carnaval. Pra mudar a temática da festa.
Brincadeiras a parte, Curitiba é a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil. Muitos fariam qualquer coisa para morar aqui. E por que? Porque é uma cidade limpa, com pessoas educadas, respeito mutuo, etc. é a terra de Inri Cristo, Oilman, Tia da borboleta 13 (apesar da confiança que ela passa, nunca arrisquei jogar). E esse jeito de ser muitas vezes criticado, é o que faz Curitiba permanecer no topo, e gerar inveja em tantas outras Cidades, que se espelha em nosso “jeitão” Curitibano de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário