segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mais uma tragédia


Depois de uma tragédia, como essa que aconteceu em SM, todos nós nos pegamos pensando na vida. É inevitável, assim como você pensa: “o que eu faria com todo esse dinheiro”, quando sai o premio da mega sena. Diante de uma situação dessa você pensa, “e se fosse eu naquele acidente?”.
Assim como eu, a maioria não tem nenhum parente ou amigo envolvido na tragédia, o que teoricamente nos distancia do que aconteceu.
Assim como você, eu não mudei minha rotina, vou fazer as mesmas coisas que faria se nada disso tivesse acontecido, vou acordar, trabalhar, estudar, ler, sair, discutir, etc. Enfim, meu dia a dia, assim como o da maioria, não vai mudar em nada. Mas deveria. Não mudar a rotina. Mas sim o modo de pensar e agir com as pequenas coisas, pequenas, que deveriam ser as grandes.
Eu estou valorizando a minha vida? Valorizo as pessoas a minha volta, quem eu amo e até quem eu não conheço não tratando mal ou ajudando como posso? Digo que amo a quem eu deveria dizer ou estou ocupado demais e acabo esquecendo?
O que estou querendo dizer é: Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã. Você não sai de casa preparado para uma tragédia. Não. E a prova disso é que fazemos planos futuros. Amanhã eu vou acordar fazer isso, isso e isso. Já estou vendo onde passar as férias em 2013, o que eu vou fazer no fim de semana, onde vou estar daqui a três anos, e uma  coisa que aconteça pode mudar tudo. Não estou dizendo que não devemos fazer planos, criar expectativas, que temos que deixar o barco a deriva. Mas sim que temos que equilibrar com o agora. Que demos menos valor para o ontem e o amanhã e mais valor para o hoje, o agora.
Eu sei que isso tudo soa como clichê, e é, falar sobre dar valor a vida, sobre o amor sempre soara como clichê, autoajuda, etc. e também sei que estamos fragilizados, por mais que não tenhamos contato direto com os envolvidos e que amanhã quando os jornais parar de passar sobre essa tragédia e voltar a programação normal, esqueceremos-nos disso tudo. Mas então aproveitemos que estamos frágeis para mudar um pouco que seja.
Que não precise acontecer uma tragédia para valorizarmos a vida.

Um comentário:

  1. De fato as temos tornado as coisas que são essenciais se tornarem banais. E o valor a vida é uma dessas coisas. Belo texto.

    ResponderExcluir